sábado, 23 de junho de 2012

"Essa tal maturidade"


“Hoje passei por um prédio onde morei na adolescência e por um segundo pensei: Que época boa era aquela...

Ao mesmo tempo parei para refletir se aquela época era melhor que hoje. Para minha surpresa, a resposta que passou na minha cabeça automaticamente foi: “DEFINITIVAMENTE, NÃO!”.

Pensando mais pausadamente, cheguei à outra conclusão: Talvez tivesse sido, caso tivesse vivido aquela época de não ter responsabilidades, de não sentir culpa de nada, de achar que tudo acabaria no dia seguinte e ainda contando com a vantagem de ter o corpitcho de 18 (que era o lado bom de ser adolescente), mas viver tudo isso com a experiência de hoje.

Talvez não tivesse vivido um amor tão inconsequente, com tanta doação que chegava a ser uma própria negação.

Talvez, se tivesse aceitado as propostas maravilhosas que apareceram, a minha vida tivesse tomado outro rumo... Mas enfim, a vida não é feita de “se” ou “talvez”.
Então parei para pensar o que tem de diferente daquela época em mim para os dias atuais. 

Cheguei à conclusão que o que me deixa mais feliz hoje é ter uma paz, uma serenidade que não tinha.

Aquela aflição, aquela agonia, aquela ansiedade em querer apressar o futuro passou...

No lugar dela veio a plenitude, uma felicidade constante em viver uma vida que, independente dos acontecimentos, permanece.

Um saber apreciar os momentos alegres, a companhia dos amigos, um final de tarde na praia, um bom chopp, uma boa conversa e quem sabe alguns amores passageiros.
É...enfim consegui perceber o que a tal da “maturidade” nos traz de bom!”

                                                                                                                   (Japa III)

2 comentários:

  1. Como você disse no último parágrafo, hoje entendemos melhor o significado da felicidade e conseguimos encontrá-la em nosso dia-a-dia, nas "pequenas" coisas; ou seja, aprendemos a valorizar a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rafaela, acredito que a gente passa a aproveitar mais esses pequenos momentos de felicidade, que juntos nos fazem uma pessoa feliz!

      Excluir